segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

“O DESEJO REFLETIDO EM NOSSO AMANHÔ


Aliás, verdadeiramente, escrever não é quase sempre pintar com palavras?
Clarice Lispector, “A descoberta do mundo”.

Projeto de Intervenção Pedagógica

Introdução
 Em cumprimento de atividade relacionada á disciplina de Estágio supervisionado III do curso de Licenciatura em Artes Visuais desenvolveremos uma intervenção pedagógica artística na comunidade local com um projeto de extensão “O desejo refletido em nosso amanhã”.
No primeiro momento, desenvolvemos um percurso pela cidade pesquisando espaços não formais para o desenvolvimento de ações educativas, onde encontramos nossa porta de entrada. Em seguida foi desenvolvida uma experiência etnográfica no ambiente a ser estagiado para aprofundar nosso conhecimento no nosso campo de trabalho nos levando a uma interação real e direta com o ambiente a ser estagiado.
Num terceiro momento elaboramos o projeto “O desejo refletido em nosso amanhã”, o qual anseia pela busca de histórias passadas relacionando o ontem vivenciado com as expectativas do amanhã.

Será introduzida no projeto uma apresentação em vídeo, onde serão introduzidas obras contemporâneas de artistas de grandes centros (Gregório Bruguer, Valdir Rocha, Leandro Lima e Gisela Motta e outros).

Será evidenciada a integração e descoberta destes trabalhos nas cidades do interior. O vídeo será associado á uma intervenção urbana, para melhor associação da descoberta e impacto quanto ás obras apresentadas.

 O Projeto Bem Viver é um a local onde o idoso é credenciado para passar o dia vivenciando atividades para o seu cotidiano.
  
Proporciona qualidade de vida em vários sentidos, em primeiro lugar o foco seria retirar o idoso de dentro de suas casas, fazendo com que se sintam úteis e capazes diante a sociedade.
Tenta resgatar o idoso para um ambiente diferente do seu lar, amenizando o excesso de informações e atritos familiares no próprio lar.
O projeto lança a importância, conhecimento e a prática a afundo do estatuto do idoso, solicitando palestras, manifestações em forma de protesto e agradecimento à população pelo respeito para com eles.
Também possui um programa de alfabetização, o local possui um projeto de integração com bailes dançantes tanto na cidade quanto nas cidades vizinhas para introdução e troca de informações entre todos da terceira idade.
 
Objetivo geral
 Redescobrir os valores desejados tanto no social quanto subjetivo, desenvolver a capacidade de pessoas que se julgam inativas.  O trabalho executado com as portas transmitirá a idéia que sempre que atravessá-las, poderemos estar em um processo de construção ou reconstrução, mesmo que os seus sonhos passados ainda estejam sendo introduzidos. A relação da obra com o visitante é, sobretudo, de descoberta e aventura, já que a configuração desse espaço, onde a busca da leitura o faz pensar e viajar no percurso de cada travessia das portas. Assimilar a potência e o sentido político da experiência com a arte, a dimensão política das relações entre arte e educação e o papel do corpo nas práticas educativas diante  inovações e descobertas.
 Objetivos específicos:
- Potencializar o sentido político da experiência no campo da arte, seus significados e o encontro do sujeito com a arte.
- Assimilar nas práticas educativas e sua relativa ausência na educação formal, o descolamento da experiência corporal em relação à produção de pensamento e conhecimento.
- Adquirir um conceito de trabalho coletivo inovador.
- Conhecer e reconhecer os desejos e anseios da comunidade que os cerca.
 Justificativa
 São Simão é uma cidade iniciante diante à carta da cidade educadora, possui alguns programas e projetos que são benéficos para a população, programas estes que são divulgados de formas distintas, as quais a maioria da população desconhece a sua existência ou muita das vezes o seu objetivo e potencial.
Precisamos aprimorar e abranger um potencial que poderemos denominá-lo como educatividade. Conciliar o que não depende só de sua configuração estrutural (tamanho, organização espacial, sistema de comunicação, etc.), mas também da disposição dos cidadãos à interação. Portanto o primeiro passo é que o município invista nos primeiros agentes da sua educação, que não são ninguém mais que a sua própria gente.
A cidade são as pessoas físicas que compartilham um território e uma cultura urbana, as construções e demais elementos da paisagem urbana, as idéias e conceitos, os valores e símbolo, a memória e o projeto de futuro que estamos construindo.

A cidade educadora que almejamos, precisa ser introduzida dentro de um sistema que apesar de apresentar certa complexidade, insista em uma evolução constante, que dá prioridade absoluta ao investimento cultural e a formação permanente de sua população independente de sua idade ou formação.
O fato de analisar o “Projeto Bem Viver”, faz com que o modo apreciar busque a relevância dos mitos e dos símbolos copiados a vida diária das pessoas como forma de expressão cultural.
Nesse contexto, seria lógico pensar que todas essas energias que adotam formas simbólicas com inegável valor estético encontrassem seu reflexo no interesse pela arte na educação, já que saber apreciar os significados desse legado pode ajudar sem dúvida, a compreender não só a história, mas também a própria identidade pessoal.

Cronograma

Etapas
Período
Ação
Realizado
Primeiros contatos
Outubro, primeira quinzena
Conversar com a coordenadora.
Sim
Planejamento Inicial
Outubro, segunda quinzena
Apresentar e desenvolver a idéia, com a coordenadora do Projeto Bem Viver.
Sim
Negociações
Novembro, primeira quinzena
Estabelecer calendário com data/horário. Introduzir o projeto aos alunos da alfabetização do Projeto Bem Viver.
Sim
Elaboração do projeto
Novembro, segunda quinzena
Organizar os materiais necessários para o desenvolvimento da atividade.
Sim
Realização
Novembro, segunda quinzena
Intervenção
Sim
Avaliação




Área de execução
Local - Praça Júlio Bernardes
Data - 30/11/2010
Horário - 19:30 ás 23:00
Tema: O desejo refletido em nosso amanhã.
Conteúdo: Pintura abstrata e figurativa
Público Alvo: crianças, jovens e adultos.
Tempo de execução: 4 horas

Metodologia
Pretende-se aproximar cidadãos da sociedade contemporânea por meio de discussões e contato com os conceitos que nela figuram, nos referenciais subjetivos, conceituais e artísticos.
Produzir, reconstruir e interpretar o passado melhorando o presente, organizando uma perspectiva histórica como cidadão.
Contextualizar o encontro com a arte entre diferentes pontos de leituras, favorecendo á busca do conhecimento estabelecendo um diálogo significativo inquietante rumo á atribuição de valores e ao exercício crítico sociocultural.
 Respeitar o estágio de desenvolvimento de cada indivíduo, diante o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, provocaremos a discussão sobre as etnias na realidade em que vivem de forma crítica, através do diálogo. Muitos destes credenciados ainda trazem a cultura do silêncio, condicionadas ás marcas de sua origem.

Procedimento metodológico
O início do trabalho se dá no Projeto Bem Viver, o idosos irão desenvolver uma carta a qual, irão contar como e por que foram para o Projeto Bem Viver. Em seguida irão debater, dialogar sobre o sentido do amanhã, o que eles esperam para o amanhã dentro de uma cidade educadora, quais são as portas que irá traduzir e mediar essa transformação para cidade educadora. Depois de nomear estas portas, desenvolver módulos de pintura figurativa e abstrata. 
Concluindo á obra haverá uma intervenção na Praça Júlio Bernardes, onde os visitantes se identificando com as portas irão transportar a leitura e releitura da obra confeccionando e depositando os seus anseios e desejos em papéis que serão depositados diante as devidas portas. Em seguida irão assistir a um vídeo onde irão conhecer algumas obras de artistas de um grande centro e obras que foram expostas na Bienal de 2010.
Recursos materiais e didáticos:
-Lápis, caneta e borracha
- Papel sulfite
- 03 portas em mdf
- Pincéis
- Tintas
- Lixas
- Caixa de madeira
- Jornais
- Lápis carvão
- Telão
- retroprojetor
- Som
 Modos de integração entre teoria e a prática
Organizar e inter relacionar os três eixos referidos por Ana Mae Barbosa,
- O fazer artístico do aluno, a leitura da obra de arte e a contextualização histórica.
- Entender e transformar o presente, fazendo projeções para o futuro.
- Buscar um entendimento para com a leitura de imagem, de obras ou de um elemento qualquer.
Portanto, não seria decifrar ou adivinhar de forma isenta o sentido de um texto, mas partir do texto, atribuindo significados relacionando com outros contextos na busca da sua compreensão, dos seus sentidos e de outras possíveis leituras. A intenção de explanar e repassar o conteúdo não poderá ser introduzido de maneira formal, mas de forma inovadora e conhecedora de um novo olhar, onde será buscado com naturalidade.  Seria preparar um olhar para ler as imagens que cercam o seu meio ambiente, que quanto mais alimentado de imagens estiver o seu olhar maior será a possibilidade do exercício da criticidade e de sensibilidade nos demais relacionamentos da vida cotidiana.
Diante algumas noções básicas a serem repassadas, entrará em evidência o quanto esse olhar é fundamental porque o próprio o seleciona, associa, organiza, analisa, constrói, desconstrói e saboreia as imagens tanto as da arte quanto a do cotidiano, edificando o conhecimento visual.
 Avaliação
A avaliação irá partir do critério utilizado como ação coletiva para com a organização, o interesse dos participantes, as reações diante algumas descobertas. Qual a incidência de estar aprendendo e vivenciando algo novo para um bem social.




























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